quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Silicose

A Silicose é uma doença de origem tipicamente ocupacional, sendo a mais antiga e grave doença ocupacional. É uma doença pulmonar fibrótica crônica, progressiva, irreversível e incurável. É causada pela inalação da poeira da sílica (partículas cristalinas do dióxido de silício). A exposição à sílica e ao silicato acontece em quase todas as operações de mineração subterrânea e de superfície, indústria de beneficiamento de minerais, cerâmicas, marmorarias dentre outras. As fábricas de vidro, corte de pedras, a produção de abrasivos e metais e o trabalho em fundições são outras ocupações com risco de exposição.

O risco de adquirir silicose depende basicamente de três fatores: concentração de poeira respirável, porcentagem de sílica livre e cristalina na poeira e a duração da exposição.A doença se manifesta após oito a dez anos de exposição ao mineral sendo descritas em três formas: silicose crônica, acelerada e aguda. Possui inúmeras complicações e seqüelas como derrame pleural e câncer de pulmão. O tratamento é suportivo.

Um comentário:

  1. Bruno: Pela importancia, você poderia incluir novo comentário ou postagem com as medidas de prevenção:controle ambiental e o monitoramento dos trabalhadores expostos e que são preconizadas para redução dos agravos ocupacionais relacionados com a inalação da silica.

    ResponderExcluir