sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Discutindo avaliação...

Caros (as) doutorandos (as) em estágio no ambulatório de medicina do trabalho:
Afinal, como vcs acham que deveria ser a "avaliação justa"?
Que critérios vcs acham que deveriam ser considerados em uma avaliação de um doutorando em final de curso?
Vamos discutir sobre isso?
 Vamos conversar e definir juntos como será a avaliação de vocês nesta passagem pelo ambulatório de medicina do trabalho?
Postem suas opiniões a respeito desse assunto.
Aguardo a contribuição de todos. Afinal, quem cala concorda...
Abraço do Flávio Magajewski

7 comentários:

  1. Boa noite... que feriado agradável heimm
    Professor, acho muito interessante esse assunto de avaliação cognitiva do internato médico. A minha opinião é muito parecida com o que já acontece na teoria, ou seja, no que está escrito no caderno do programa de disciplina do internato:
    1. “O aluno terá uma avaliação continuada diária e semanal”
    Será que é muito complicado seguir essa norma??
    Em minha opinião, facilitaria para o professor no dia do conselho de notas, tê-las em um arquivo já comentado, seguindo aqueles critérios conhecidos ( pontualidade, uniforme, ética, interesse, conhecimento teórico....) as notas de todas as aulas, e depois a nota final se definiria no conselho.
    Seria muito interessante também, se pudéssemos no site da unisul (no Minha Unisul), observar os comentários dos professores, pois lá possui uma janela própria para isso, abaixo da nota, mas que nunca é preenchida.
    Quem sabe assim, o aluno pudesse observar em seus erros e também seus acertos, para tentar melhorar num próximo semestre, além do que a nota não deve ser vista com o único objetivo de passar para o semestre seguinte, mas sim com objetivo de passar, é claro, e ainda de poder melhorar, crescer e etc.
    Era isso... bjos a todos e até logo

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  2. Lilian:
    O seu comentário é muito interessante... Confesso que não conheço o espaço para comentários no sistema academico... Na quintaq vc me ensina onde é... Em relação à avaliação, o que eu sei mesmo é que falar é fácil... fazer é que é difícil... E o difpicil pode ser mais fácil se feito em conjunto e com a participação de todos os interessados - avaliadores e avaliados - que não estão em campos fixos... professor também precisa ser avaliado... Enfim, gostei da tua iniciativa...

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  3. A avaliação do acadêmico de Medicina deve abranger as características que irão influenciar na formação de um bom médico, como: conhecimento teórico, habilidade e competência técnica, relação humana (ética, pontualidade, atitude e postura junto ao paciente e colegas).
    Para que seja realizada a contento, a avaliação deve ser criteriosa(pontuar todos os itens descritos acima), periódica e frequente ao longo do estágio, a fim de fornecer dados do progresso educacional e desta maneira efetuar a tempo as correções dos itens insatisfatórios detectados.
    No entanto, acredito que na nossa avaliação faltou esse “feedback” imediato ao aluno, impossibilitando o mesmo de ter conhecimento das suas faltas e poder consertá-las em aulas seguintes. Pois se a avaliação é realizada com o objetivo de tomar medidas para melhorar o aprendizado, educação e crescimento do aluno questiono se a mesma atingiu sua meta.
    Até mais..Abraços

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  4. Minha opnião é que a avaliação pode ser diaria, mas que a cada aula que ocorrer, deveriamos receber criticas que nos levem a melhorar nosso conhecimento e com isso receber a nota pratica atravez da evolução que teriamos durante estas 5 semanas. Oque acho legal de realizar e assim aprimorar os conhecimentos é a realização de debates sobre assuntos pertinentes, avaliando o conhecimento sobre o assunto.
    E com relação ao que as colégas comentam, concordo.
    abraço

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  5. Caros alunos e alunas:
    A avaliação é um processo com dois objetivos: o de verificar os padrões de atuação em relação aos esperados, e indicar aspectos que podem ser desenvolvidos e melhorados. É o que se chama de avaliação somativa e formativa. A forma tradicional de avaliar praticamente julga o aluno, e impõe a ele uma sentença definitiva: aprovado ou reprovado. Vocês podem notar o caráter hierárquico, autoritário e impositivo deste padrão de avaliação. A avaliação integrada ao processo de ensino-aprendizagem com função formativa é algo mais complexa. Além de necessariamente incluir o diálogo entre avaliador e avaliado, ela pressupõe uma certa co-responsabilidade de ambos pelo processo e seu resultado, tornando o aperfeiçoamento mais factível. Essa avaliação é horizontal, democrática e negociada, tornando o momento da avaliação um momento de construção coletiva e não um momento de tensão e desgaste...
    Como já disse um sábio anonimo, "Se você não puder ajudar, atrapalhe... O importante é participar..."
    Abraço do Flavio Magajewski

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  6. Gostei do comentário da Lilian, não tinha percebido que no nosso sistema acadêmico existe um espaço para fazer comentários sobre a nota recebida. Concordo que a nota deve ser diária e deve levar em conta os critérios já citados, como, pontualidade, uniforme, ética, interesse, conhecimento teórico, postura com colegas e professores, etc... Também concordo com os colegas que dessa forma seria muito mais fácil para o professor dar a nota no final do semestre, uma vez que teria mais base para ‘’justificar’’ a nota que foi dada e principalmente isso faria com que o real sentido da avaliação fosse alcançado, afinal na maioria das vezes a avaliação funciona apenas como uma máquina classificatória excludente que se preocupa apenas em aprovar ou não o aluno, com isso o aluno não consegue crescer pois não sabe exatamente onde foi falho e oq poderia melhorar.
    Abç Luiz Affonso Pensin

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  7. Também não sabia que no sistema tinha essa opção para comentários em relação a avaliação do aluno, e que devereia realmente ser preenchida pelos professores dia a dia, para podermos ver onde estamos falhando, ou mesmo eles falarem para nós no meio do estágio, para podermos tentar melhorar e não simplesmente ficarem quietos e darem a nota mínima no final. Acho que deveriam dar ênfase maior em relação a pontualidade, comportamento ético frente aos pacientes e colegas, conhecimento teórico e conduta. A questão do uniforme na minha opinião somente o jaleco está mais do que suficiente. Acredito que alguns professores devereiam ter mais atenção e exemplo em relação a sua ética e também com a pontualidade. Concordo com o que o Luis falou, o professor está apto a avaliar o aluno e observar não apenas as qualidades como os defeitos, que muitas vezes não conhecido pelo aluno, acredito que a avaliação diária/semanal serve para alertar as mudanças necessárias ao crescimento bem como valorizar aquilo que está sendo realizado de forma correta para servir com estímulo.
    Abraços
    Renan R.

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