quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Estado de estresse pós-traumático CID 10 F43.1

Estado de estresse pós-traumático CID 10 F43.1

O que é?
O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) é um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais em decorrência de o portador ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que, em geral, representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando se recorda do fato, ele revive o episódio, como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento que o agente estressor provocou. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.

Importância...
O diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) surgiu pela primeira vez numa classificação psiquiátrica oficial em 1980, tendo sido estudado em vários países e populações. É um transtorno prevalente, crônico, incapacitante, resistente ao tratamento e pouco diagnosticado. Está associado a alcoolismo, suicídio, insatisfação no trabalho, absenteísmo e aposentadoria precoce.

Quais são os sintomas?
a) Reexperiência traumática: pensamentos recorrentes e intrusivos que remetem à lembrança do trauma, flashbacks, pesadelos;
b) Esquiva e isolamento social: a pessoa foge de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma;
c) Hiperexcitabilidade psíquica e psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

TEPT relacionado ao trabalho:
O TEPT é classificado como relacionado ao trabalho quando o trauma caracteriza-se como acidente de trabalho, que pode ser assim definido: "(...) é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa (...), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária"; "(...) sofrido pelo segurado no local e no horário de trabalho, em conseqüência de ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho”.
Segundo o Manual de Manejo da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, em "trabalhadores que sofrem situações descritas na definição da doença, em circunstâncias de trabalho, o diagnóstico de TEPT, excluídas outras causas não ocupacionais, permite enquadrar esta doença no Grupo I da Classificação de Schilling, ou seja, o 'trabalho' ou a 'ocupação' desempenham o papel de 'causa necessária'. Sem eles, seria improvável que o trabalhador desenvolvesse esta doença”.
Além disso, o manual do Ministério da Saúde é enfático ao dizer que a prevenção do estado de estresse pós-traumático relacionado ao trabalho envolve uma complexa rede de medidas de prevenção de acidentes, segurança e promoção de condições de trabalho, incluindo condições organizacionais de trabalho que respeitem a subjetividade dos trabalhadores.
E nesses casos, indica-se a emissão da CAT(Comunicação de Acidente de Trabalho), pois este instrumento aciona a vigilância em saúde pública,já que é passo também importante para a prevenção primária.
Cabe alertar que o TEPT é um transtorno que tem sido cada vez mais freqüente nos contextos de trabalho e, infelizmente, não tem sido dada a ele a devida importância. Sua prevenção na maioria dos casos é possível, em princípio, melhorando as condições de trabalho, de forma a evitar situações potencialmente traumáticas e, eventualmente, criando um sistema de acolhimento ao trabalhador que se envolva em alguma dessas situações.

Referências:
01. Organização Mundial da Saúde. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas; 1997.
02. Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS). Regulamento dos benefícios da previdência social. Decreto nº 2172 de 05/03/1997.
03. Ministério da Saúde. Lista de doenças relacionadas ao trabalho. Brasília: Ministério da Saúde; 2000.
04. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

13 comentários:

  1. estou com esses sintomas e muito agressivo.ja fui parar em delegacia e fiz compras que nao lembro !!!

    ResponderExcluir
  2. Pode ser TAB Valter s pereira. sou TAB e sem reguladores de humor fico assim agressivo e consumista na fase de mania ou euforia...

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com muita raiva ódio tenho vontade de matar fui assaltada parace na minha cabeça tudo o que eu passei

    ResponderExcluir
  4. Eu perdi meus bebês...eles se foram! Eu sempre acordo no meio da noite lembrando do momento em que ia à sala de cirurgia, lamento não ter aguentado a dor que me impedia de tê-los na minha barriga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao se culpe, querida. Entendo sua dor! Também perdi meu bebe, nasceu sem vida no dia do parto! Procure ajuda psicolopsica, psiquiatrica...que Deus alivie sua dor! Estamos juntas! Caso queira conversar mais meu e-mail é rafaellarodriguescastro@gmail.com.

      Excluir
  5. Eu fui assaltado no meu trabalho por 6 vezes sendo 5 entre 22/03 ate 12/06/2017 sinto sintomas horriveis

    ResponderExcluir
  6. Continuo tendo todos os sintomas que uniciou a todo momento as lembranças são constantes e isso me causa muito mal,agora tenho medo de ate viaja...

    ResponderExcluir
  7. Procurem um psiquiatra. Ele é o profissional mais indicado. Mas vocês irão superar isto. Tenho certeza. E lembrem-se sempre: istes fatos já se passaram, o que vocês estão vivenciando são as memórias, recordações destes fatos, eles não estão mais ocorrendo!

    ResponderExcluir
  8. Olá estou aposentada por invalidez por depressão. Mas tudo se iniciou com ansiedade e stress. Soube só agora que tem uma ficha do SINAN pra notificar o F 43.1. Pq é doença mental ou emocional relacionada ao trabalho. E tbm que teria que ser preenchido um CAT. E nada disso foi feito, eu trabalhando na saúde pública e não tinha conhecimento. Agora preciso pedir revisão de proventos pq recebo menos que um salário mínimo de base. Não recebo nem da minha função que é técnica de enfermagem. Alguém pode me dar alguma orientação? Pois minha secretaria não tem menor interesse em me direcionar. E o sistema público né? São vinte anos só do serviço público e é o que recebo. Isso pq foi averbado outro quase três anos.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho estes sintomas porque estou desempregada e tambem ,com relacionamentos amorosos o que tenho que fazer.

    ResponderExcluir
  10. Aconteceu uma tragedia comigo trabalho no tranporte coletivo me envolvi em um acidente q a vitima foi fatal peguei 15 dia de atestado mais nao tenho cabeça pra volta a trabalhar com isso quero fazer um acerto na empresa q eu trabalho mais eles nao faz acordo alguem poderia me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo na minha opinião vc precisa de cuidados,Não peça as contas,Não faça acordo nenhum.Procure ajuda psiquiátrica e psicológica. Deis lhe dê a paz necessaria!

      Excluir
  11. Tenho todos esses sintomas,desde de 6 anos eu lembro que era diferente,na escola não falava , cormecei ir ao pisicologa aos 7anos,sofrir abusos dos 8 anos a 12 anos.fui muito espancada por um irmão,ele chutava minha cara,batia em mim com as mãos fechada,ficava com a cara toda inchada por semanas,minha mãe,pai todos viram e não fazia nada,aos 17 anos fungir de casa ,perdir minha mãe e pai aos 17 anos .tudo no mesmo ano ,enfim ,fiquei anos falando com minha mãe morta,eu via ela,tentei me matar variad vez,hoje faço tratamento com pisicologa,pisiquiatra,estou afastada do trabalho nais o inss não aceitou a doença. A firma que trabalho quer me da justa causa porque dizem que quebrei ônibus etc... eles dizem que não tenho condições de trabalhar lá..estou esperando a justiça...

    ResponderExcluir