quinta-feira, 1 de março de 2012

Bursites- Caso Clínico

ID: G J A, 42 a, caucasiano, casado, trabalhador de loja de materiais de construção, natural de Porto Velho-RO, procedente de Tubarão-SC.
QP: Dor em quadril
HDA: Paciente relata dor em quadril esquerdo há algumas semanas, principalmente quando está posicionando sacos de 50 kg de cimento nos caminhões da empresa Além disso sente dificuldade de subir na caçamba do caminhão. Informa que passa muito tempo dirigindo o trator e os caminhões da mesma empresa.
HMP: Raramente fumou, bebe bastante em festas, já teve lesão em ligamento de joelho esquerdo. Teve malária quando morava em Rondônia.
HDAS: Vai ao banheiro 2 vezes ao dia sem queixas em fezes ou urina. Sem demais queixas.
EF: Ao exame, paciente lúcido, orientado, afebril, com dor a palpação em região trocantérica femoral esquerdo, limitação dos movimentos de flexão e extensão e rotação externa e interna do quadril esquerdo.
AC: ritmo regular, 2 tempos, sem ruídos adventícios.
AP: Murmúrio vesicular presente, bilateral em todos os focos pulmonares.

US: ultrassonografia de articulação coxo-femoral apresenta-se imagem anecóica em topografia do trocanter, medindo 18 mm.
HD: Bursite trocantérica, doenças reumáticas.
DD: Bursite trocantérica
P: Medicado com Nimesulida 100 mg, licenciado por 10 dias e encaminhado para fisioterapia com o diagnóstico de bursite trocantérica. Orientado também para evitar os trabalhos mais pesados durante os próximos 30 dias, se persistirem os sintomas voltar ao médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário