quinta-feira, 15 de março de 2012

Caso Clínico - Depressão


Identificação: JTM, 35 anos, caucasiano, solteiro, controlador de vôo, natural e procedente de São Paulo.

QP: “Estou muito deprimido”

HDA: Paciente refere que há seis meses iniciou quadro de humor deprimido e preocupação excessiva, na maior parte do tempo, durante todos os dias, de modo que vem prejudicando suas atividades diárias, principalmente no trabalho, onde necessita estar sempre em estado de alerta constante. Relata que acorda, vai trabalhar, volta para casa, assiste televisão e vai dormir, pois perdeu o interesse no que considerava prazeiroso fazer, tendendo a se isolar-se socialmente. Apresenta também insônia terminal, fadiga, aumento de apetite (aumento do peso 10 kg em dois meses), ideia de desvalia. Nega ideação suicida.

HMP: Tabagista, fuma 1 carteira e meia por dia há 10 anos. Nega cirurgias prévia e outras comorbidades.

HMF: Mãe com TDM e HAS; Pai faleceu com 52 anos por câncer de pulmão.

ISDAS: Nega outros sintomas

Exame Físico:
BEG, LOC, MUC, AAA.
Peso: 75 kg            Estatura: 1,70 m.           IMC: 25 kg/m2.
FC: 78 bpm.          FR: 16 irpm.          PA: 120 x 80 mmHg.
AC: RCR, 2T, BNF, ausência de sopros e estalidos                  
AP: MV+ bilateralmente, S/RA
Abdome: flácido, indolor a palpação, ausência de visceromegalias
MMII: sem edema, pulsos amplos e simétricos  

Diagnóstico: Transtorno Depressivo Maior

Conduta: Prescrição de psicoterapia, devido ao caráter e fatores causais da doença; antidepressivo, como fluoxetina, inicialmente dose de 20 mg por dia, após aumento gradativo da dose até a dose terapêutica (40 mg/dia) e afastamento das atividades para tratamento.


Prevenção: A prevenção dos episódios depressivos relacionados ao trabalho consiste, basicamente, na vigilância dos ambientes, das condições de trabalho e dos efeitos ou danos à saúde. Requer uma ação integrada, articulada entre os setores assistenciais e da vigilância, sendo desejável que o atendimento seja feito por uma equipe multiprofissional, com abordagem interdisciplinar, capacitada a lidar e dar suporte ao sofrimento psíquico do trabalhador e aos aspectos sociais e de intervenção nos ambientes de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário