domingo, 20 de maio de 2012


EPISÓDIOS DEPRESSIVOS

A depressão é um distúrbio emocional que produz alterações no modo de ver o mundo e sentir a realidade. O sintoma da doença é, basicamente, o transtorno do humor. A falta de esperança e de vitalidade são sentimentos constantes na vida de uma pessoa deprimida. Seus sintomas podem ser a insegurança, o isolamento social e familiar, a apatia, a desmotivação,
ou seja, a perda de interesse e prazer por coisas que antes gostava, com o agravante de que podem também ocorrer perda de memória, do apetite e da concentração, além de insônia.

Diagnóstico:
Humor deprimido ou Anedônia
+ 2 dos seguintes critérios:
· Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
· Dificuldade de concentração
· Fadiga ou perda de energia;
· Distúrbios do sono:
· Problemas psicomotores
· Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
· Idéias recorrentes de morte ou suicídio. 

Sintomas devem estar presentes por pelo menos 2 semanas.

TRANSTORNOS MENTAIS E AMBIENTE DE TRABALHO

           Entre as doenças mentais, a depressão é a mais prevalente e é responsável por 65% dos afastamentos. Estimativa para que em 2020 a depressão seja a principal causa de incapacitação para o trabalho.         
Segundo estudos na área da psicopatologia do trabalho, a depressão atinge todas as raças, idades e profissões, tanto os profissionais que trabalham direto com o contato humano como aqueles que têm atribuições rotineiras extremamente operacionais e mecânicas. A vinculação entre o trabalho e o adoecimento psíquico apresenta visibilidade crescente devido ao número elevado de casos de depressão e suicídio entre a população rural associado ao uso indiscriminado de agrotóxicos e o número crescente de transtornos mentais entre trabalhadores que vivenciaram processos de reestruturação produtiva nos seus locais de trabalho, conforme dados do Ministério da Saúde (2001).
          Segundo estatísticas da Previdência Social os transtornos mentais ocupam a terceira posição entre as causas de concessão de benefícios previdenciários. O levantamento dos dados aponta os ramos de atividade que apresentam mais casos de afastamento por   transtornos mentais:  extração de petróleo,  atividades imobiliárias, transporte aéreo, captação, tratamento e distribuição de água e fabricação de produtos têxteis, levando à conclusão de que, dependendo da ocupação, os riscos aumentam. Somam-se ainda as freqüentes vítimas de assaltos no local de trabalho; bancários e comerciantes também figuram entre as categorias mais afetadas pelos distúrbios mentais, além dos profissionais do ensino e policiais. Deve-se averiguar se no meio ambiente do trabalho, o trabalhador está ou não submetido a agressões psíquicas que podem desencadear e/ou agravar um quadro depressivo.

Tratamento: Psicoterapia e tratamento farmacológico com antidepressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário